top of page

É melhor comprar imóvel pronto ou na planta?

Resolvemos esclarecer definitivamente para você esta velha dúvida.

Vista Paradiso da construtora Santer em Penha/SC


Comprar um imóvel é muito mais do que um sonho, pode ser uma das maiores decisões na vida de uma pessoa. Os motivos para comprar variam de pessoa para pessoa e de família para família. Muitas famílias passarão a vida toda dentro de um único imóvel, outras ao nascer os filhos já optam mudar para uma casa ou apartamento maior. Independente de tudo isso esta decisão é importante demais para se tomar de qualquer maneira. A grande vantagem da internet é poder ter acesso a conteúdos e informações que te ajudarão a compreender este caminho antes mesmo de ter que falar com a imobiliária.


Se a opção principal for imóveis novos, a grande dúvida é: pronto para morar ou na planta?

Certamente você veio aqui buscar uma resposta pronta. Eu vou te dar mais do que isso, minha intenção com este artigo é te dar as ferramentas e os insumos para tomar a decisão certa para você. É isso mesmo, não há uma definição exata para esta pergunta - cada uma tem os seus próprios benefícios e em alguns casos desvantagens. Diz Neylor Carvalho, CEO e Administrador da imobiliária Carvalho Imóveis em Barra Velha SC. Em qualquer um dos casos a INFORMAÇÃO E A NEGOCIAÇÃO estão como protagonistas desta história. Bora conhecer?


IMÓVEIS NA PLANTA

A grande vantagem de se comprar um imóvel na planta é a facilidade. Tende a ser menos burocrático. Se falarmos dos estágios iniciais de obra é ainda mais fácil porque a assinatura envolverá uma promessa de compra e venda e não um contrato definitivo. Aquelas condições de pré-lançamentos são verdadeiras e costumam ter ótimas opções para quem quer aproveitar comprar com um desconto. Todos os trâmites de negociação envolvem a construtora e o proprietário, sem a necessidade de cartórios e outros como no caso do imóvel pronto.


Uma outra vantagem é que no imóvel na planta é totalmente possível fazer a adequação que quiser. Algumas construtoras inclusive oferecem opções de customização.


Um ponto a ser analisado é que no imóvel na planta, o cliente também está assumindo um risco maior. Não há como garantir que aquele imóvel vai ficar pronto. Por isso é necessário você conhecer a procedência da construtora. Se ela é nova, se já entregou outras obras, se já entregou no prazo ou atrasou. Convenhamos que o Google e o Reclame aqui podem ajudar bastante nesta pesquisa. Outra desvantagem é o fato de você ter que conciliar o pagamento das parcelas com um aluguel enquanto o imóvel não é entregue.


O imóvel na planta geralmente é mais barato, o que viabiliza também para quem quer comprar o imóvel para o investimento. Em termos de pagamento o imóvel na planta possui uma flexibilidade maior de negociação no valor da entrada, percentual mínimo de parcelas e reforços e neste momento geralmente tudo isso é direto com o construtor ao contrário do financiamento que segue algumas regras como a entrada de 30% a 40% do valor do bem.



IMÓVEIS PRONTOS

Neste caso você terá que lidar com algumas outras questões. A grande vantagem é o fato de você poder entrar e morar, sem esperar vários anos pelo término e também não precisa conciliar no orçamento a parcela da casa com o aluguel.


A desvantagem fica por conta da burocracia, principalmente por conta da documentação de cartório. Outra desvantagem é que com o imóvel pronto já incide no preço uma certa "valorização", ou seja, você precisa estar preparado(a) para pagar um pouco a mais do que quem comprou na planta. Para comprar o imóvel pronto é necessário ter um pouco de verba a mais disponível.


CUIDADOS

Independente da modalidade que você escolher, fique atento a algumas questões. Na hora da entrega certifique-se que a construtora está entregando exatamente o que foi adquirido, tanto em termos de instalações como metragens e infraestrutura. Para conseguir fazer esta conferência, solicite na hora da compra um memorial descritivo do imóvel e do empreendimento. Esta regra se aplica tanto para imóveis na planta como prontos.


Gostou das dicas? Espero que sim. Aqui neste blog você encontrará mais dicas como estas. Deixe suas dúvidas nos comentários e até o próximo post.


Aproveite para voar e dar um mergulho incrível no Vista Paradiso, dá construtora Santer em Penha, Santa Catarina na praia da Bacia da Vovó.



Converse com Neylor Carvalho no WhatsApp: https://wa.me/message/72EKHOVFFSVDC1




3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page